Release - Luis Carlinhos

Em show duplamente celebrativo, Luis Carlinhos apresenta "Palco 30/50 Vida".

Para Luis Carlinhos, cantor e compositor carioca, 49, celebrar a vida é algo recorrente. Conhecido pelo seu astral solar e sorriso no rosto, não "deixa passar” (como a sua música de mesmo nome diz) a data comemorativa de 30 anos de palco e 50 anos de vida, e promete um grande show com o mais representativo da sua música.

A banda está formada e aquecida, pois parte dela já vem lhe acompanhando desde 2022 no Picnic Musical, evento que ocupa espaços públicos da cidade do Rio de Janeiro. Com Diogo Gameiro (bateria), Ed Pinheiro (contrabaixo), Ricardo Rito (teclado e sanfona), ela cresce com a chegada do saxofonista Rodrigo Shá, e o guitarrista João Gaspar.

Juntos eles passeiam pelos momentos mais importantes da história musical de Luis Carlinhos, e interpretam canções que ficaram do Dread Lion (1993-2001), sua banda de reggae que fez grande sucesso no segmento, dos seus álbuns solos "Rapa da Panela" (2002), "Muda" (2008), e "Gentes Ao Vivo" (2013), e de seus projetos especiais "Luis Carlinhos Canta Bob Marley (2017)” e Só Peter - Luis Carlinhos Canta Tosh” (2024).

Com um clima essencialmente reggae, o show tem Me Cura, Deixa Passar, Toró, Ninguém e Escapulário, entre outras. Nessa pegada ainda do ritmo jamaicano mas com seu sotaque brasileiro, Três Lindas Flores (versão em portuguës para Three Little Birds), Rock Baby e Who the Cap Fit (essas do Bob); e Why Must I Cry, Ketchy Chuby e Don't Look Back (do Peter), tem presença garantida.

As levadas mais cariocas e "funkiadas" do show estão bem representadas por Carcaça, Solto Pelo Ar, Obrigado Senhor e Chão no Pé, essa última, canção que fechou o seu DVD ao vivo. As em 6/8, compasso que Luis Carlinhos tanto se identifica, vem através da romântica Chame-Chame, e de Aproveita o Vento, inspirada na sua viagem ao Líbano em 2006.

O show também marca o lançamento do single “Eu Não Caso Com Você Porque Eu Te Amo”, gravado em estúdio e carro chefe do seu novo álbum que chega às plataformas digitais ainda esse ano. Com uma boa dose de humor e romantismo, em estado de felicidade, a faixa sugere reflexões calorosas sobre o tema. Sua onda xote (pela sanfona), e reggae na sua estrutura (baixo e bateria), soa bem certeira a serviço da melodia e letra.

Conhecendo Luis Carlinhos, sabe-se que "Palco 30/50 vida" é show para uma perfomance mais que eletrizante. Depois desses anos de carreira, sua presença e entrega no palco são ainda maiores. Quem foi na sua apresentação especial ao lado do Dread Lion (formação original) no 90’s Festival, na Marina da Gloria, em julho de 2024, pode dizê-lo.

 

Sobre Luis Carlinhos

Luis Carlinhos, 50 anos, tem graduação em Artes Cênicas (2012) e Ciências Sociais (2002), pela PUC Rio, onde atua como produtor, curador e apresentador do Intervalo Cultural, projeto de shows.

Cantor e compositor, foi líder da banda de reggae “Dread Lion” (1993-2001) que fez grande sucesso no segmento. Se apresentou ao lado nomes internacionais como The Wailers, Pato Banton e Yelowman, e nacionais como o Skank, Cidade Negra e Natiruts. “Oh! Chuva”, um clássico da banda, regravada pelo grupo de forró, “Falamansa”, virou um hit nacional.

Entre projetos solos e coletivos como o premiado “4 Cabeça” (21o Prêmio da Música Brasileira – Melhor Grupo de MPB”, 2010), ao lado de Rogê, Gabriel Moura e Baia, lançou 8 álbuns, incluindo um em homenagem a Bob Marley (2017), e excursionou por várias cidades do Brasil.

No teatro foi destaque como músico/ator no espetáculo “Cócegas”, com as atrizes Heloisa Perissé e Ingrid Guimarães, e que passou pelas principais casas de espetáculo do país e Portugal (2002-2012). Entre as produções teatrais mais recentes, é diretor musical e compositor das trilhas e canções de "DPA 2 A peça - Um Mistério Musical em Magowood” (2023-2024) da série da Globo "Detetives do Prédio Azul", Flávia Lins, autora de sucesso e parceira sua.

Motivado pelo filho, em 2019 criou o projeto infantil “Macatchula”, um manifesto pra família, que reúne músicas, shows, oficinas artísticas e eventos. Um deles é o "Picnic Musical", projeto de ocupação de praças e espaços públicos da cidade do Rio de Janeiro, que leva arte e cultura para a população.

Em 2025, Luis Carlinhos celebra 30 anos de carreira e 50 de vida. Como forma de comemoração prepara novo show e no álbum, já com música carro chefe "Eu não caso com você porque eu te amo”, e segue com seus lançamentos digitais de musicas do Peter Tosh, e do projeto infantil.